segunda-feira, 9 de maio de 2016

É Preciso Cautela com Promessas de Curas Milagrosas

A eficácia de tratamentos espirituais, assim como de diversos outros métodos alternativos, ainda não pôde ser comprovada através do método científico. Sabe-se que nenhuma prática espiritual ou alternativa deve substituir o tratamento médico convencional, porém elas podem complementá-lo. Para isso, elas não devem se utilizar de substâncias contra-indicadas pelo tratamento médico convencional. O impacto psicológico que o tratamento espiritual pode causar é capaz de servir como gatilho para processos de cura realizados naturalmente pelo organismo. 

Faz-se necessário e útil estudar os diversos tratamentos espirituais e alternativos: seja para desmascarar as farsas, seja para aprender técnicas que podem contribuir para a medicina tradicional. A Casa Espírita tem o dever de informar e promover reflexões como esta sob os pontos de vista filosófico, científico e religioso do Espiritismo. 

Como continuação de leituras sobre o tema, sugerimos o texto intitulado "Milagreiros do Além, Pomadismos e Curandeirismos" escrito pelo companheiro Jorge Hassen em seu blog e as referências apontadas pelo mesmo.

Sem comentários: