quinta-feira, 23 de abril de 2009

Evangelho

Amai os Vossos Inimigos
Que pensarão de mim, frequentemente, se me recusar à reparação que me pedem,ou se não a pedir àquele que me ofendeu?
Os loucos como vós, os homens atrasados, vos censurarão; mas os esclarecidos pela flama do progresso intelectual e moral, dirão que agiste segundo a verdadeira sabedoria. Reflecti um pouco: por uma palavra dita, muitas vezes sem intenção ou inteiramente inofenciva, por um de vossos irmãos, o vosso orgulho se fere, respondeis de uma maneira áspera, e a provação acontece. Antes de chegar ao momento decisivo, preguntai se estais agindo como cristão? Que contas prestareis à sociedade, se a privardes de um dos seus membros? Pensai no remorso de haver roubado a uma mulher o seu marido, à mãe o seu filho, aos filhos o seu pai e com ele o seu sustento!
Certamente, aquele que ofendeu deve reparação. Mas não é muito mais honroso para ele dá-la espontaneamente, reconhecendo os seus erros, do que expor a vida daquele que tem o direito de queixar-se? Quanto ao ofendido, convenho que pode, às vezes, sentir-se gravemente atingido, seja na sua própria pessoa, seja em relação aos que lhe são caros. Não é somente o amor-próprio que está em causa; o coração foi magoado e ele sofre. Mas além de ser estúpido jogar a sua vida contra um miserável capaz de infâmias, mesmo que o mate, por acaso a afronta não subsiste, seja ela qual for? O sangue derramado não provocará maior alarde sobre um facto do que, se for falso, deve desaparecer por si mesmo, e se verdadeiro, deve ocultar-se no silêncio? Só restaria, pois, a satisfação da vingança praticada, triste satisfação que, frequentemente, já nesta vida, deixa causticantes remorsos! E se for o ofendido quem sucumbe, onde a reparação?
Quando a caridade for a regra de conduta dos homens, eles confirmarão os seus actos e as suas palavras e esta máxima:« NÃO FAÇAS AOS OUTROS O QUE NÃO QUERES QUE TE FAÇAM». Então, sim, desaparecerão todas as causas de discórdias, e com elas, as causas dos duelos e das guerras, que são duelos entre povos.
************************
Fonte: Evangelho Segundo O Espiritismo
Espirito : Francisco Xavier
Mensagem : recebida em Bordeaux, 1861
************************
Amor, liberta. Amor, sublima. Amor, perdoa. Amor, ilumina.
Que Jesus nos envolva no seu amor. Elda

Sem comentários: