quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mensagem de Camilo Castelo Branco a Fernando de Lacerda

E PORQUE CONTINUA ACTUAL, TRANSCREVEMOS NA ÍNTEGRA MENSAGEM DE CAMILO CASTELO BRANCO, A FERNANDO DE LACERDA EM 20/11/1906.
OITAVO CAPÍTULO DO I VOLUME DO " PAÍS DA LUZ "
A dúvida é a principal origem da negação nas grandes causas e nas grandes épocas.A época presente, em que o espíritismo procura demonstrar a existência de Deus e a Imortalidade da Alma, é uma daquelas em que o egoísmo, na mais refece manifestação, se ergue como a idra de Lerna a querer aniquilar os esforços dos dedicados obreiros em serviço de Deus e da própria Humanidade.
Todos aqueles, a quem forem presentes provas, dessas que não admitem, a dúvida, menos racional e justa e queiram duvidar procurarão logo na sua imaginação egoísta e preversa todos os argumentos que a idiotia possa forjar no laboratório da insânia, para explicarem o que não compreendem. É que para eles não haverá razão, que se anteponha à preversão da sua própria inteligência, e ao medo de que a convicção da verdade, lhe possa por impedimento aos desregramentos que a materialidade da besta humana, lhe possa facilitar e consentir.
Eu também fui assim; também levei a minha vida na dolorida e horripilante tortura da dúvida e da negação.Era porque tinha receio de crer; Era porque não podia admitir no meu insofrido orgulho que Deus tivesse autoridade, para punir-me de faltas que eu não queria reconhecer existirem, porque tinha medo.
Quem sabe se é só o medo que ocasiona e justifica a dúvida? Porque é que se não há-de crer na verdade, se ela se impõe, se ela subjuga, se ela aniquila, pela sua extraordinária luz os mais rebeldes, mas os mais sinceros antagonistas?
Porque se há-de persistir na dúvida quando tudo, tende a prestar o mais fervoroso e estranho benefício que se pode fazer à humanidade?
Porquê? Que persistência, que teimosia, que horripilante tenacidade na rebeldia de abrir os olhos à luz que Deus manda para iluminar e redimir a humanidade!!!.
CAMILO CASTELO BRANCO

Sem comentários: